terça-feira, 19 de junho de 2012

Processos para a Tecnologia da Informática



     Sete procedimentos denominados princípios para a tecnologia da informação:

1. Encorajar contato entre estudantes e universidades;
2. Encorajar cooperação entre estudantes;
3. Encorajar aprendizagem colaborativa;
4. Dar retorno e respostas imediatas;
5. Enfatizar tempo para as tarefas;
6. Comunicar altas expectativas
7. Respeitar talentos e modos de aprender diferentes.
   
  São maneiras que podem ser usadas com os alunos, compartilhadas e por professores universitários que já experimentaram maneiras diferentes de aprendizagem tecnológicas.

http://learncafe.com/


Através do site Learncafe é possível fazer vários cursos interessante, on-line e gratuitos, são cursos que trazem informações claras e objetivas, através do curso informática na educação-meta que a professora Ana Paula Xisto nos sugeriu a realizar pode se conhecer toda a história do computador ao longo dos anos, toda a trajetória dos enormes computadores que ocupavam enormes sala, até os computadores de hoje em que podem até ser levados no bolso.

Documentários: As Formas do Saber - Pierre Lévy



Desde de sua descoberta a informatica, a internet passou por muitas transformação e evolução, até mesmo pelo seu uso ser mais acessível  a qualquer pessoa.  Por uma proporção de tempo muito pequena  surgem novas tecnologia superando as atuais que são usadas,  que a internet sempre está se aprimorando para atender às necessidades da sociedade atual e agregar mais função em sue uso.

ENTREVISTA JOSÉ MANUEL MORAN - parte 01




     A educação a distancia é uma maneira de muitas pessoas concluir seus estudos, na Brasil esse processo foi introduzido muito lentamente, mas está se tornando a cada dia mais acessível às pessoas. A EAD ainda precisa vencer muitos preconceitos, tanto por parte dos alunos, professores e até por empregadores. Um característica importante é o  acompanhamento dos alunos em seu processo de aprendizagem, tonando-se essencial para que esse processo de aprendizagem seja  mais efetivo, garantindo que tenha maior aproveitamento, sendo essa função exercida pelo tutor, que acompanha o aluno durante o seu curso.

O Tema É Tecnologia na Educação - José Manuel Moran - parte 1



Organizar o processo do conhecimento, auxiliar o aluno para que saiba lidar com suas emoção, valores , emoção, organize com os conteúdos sua aprendizagem, o professor  e a escola pode usar  vários meios para que todo esse processo aconteça. 

História do Avanço Tecnológico (Introdução ao século XX) - Parte 1



Desde que o homem começou  a controlar o fogo e as mudanças climaticas radicais ocorreram, os seres humanos, suas atividades e costumes mudaram, consequentemente foram evoluindo. A comunicação entre eles foi um processo essencial para que o evolução acontecesse. Os homens começaram a fabricar suas próprias ferramentas, descobertas marcantes e equipamentos fizeram parte da construção da sociedade.

Tecnologia Educacional - Novas tecnologias da Comunicação e Informação

     No início dos uso dos computadores, ele era utilizado somente em empresas, que precisava ser feito revesamento pra que todos pudessem utilizar. Apenas eram usados programas para auxiliar nos processos. Com a evolução do computador, sua tecnologia e recursos passou a ultrapassar a inteligÊncia humana, a internet possibilitou que os meios de comunicação fossem expandidos para todas as casas e cada vez mais esta mais acessível a todas as pessoas.
     A evolução revolucionou o uso do computador que antes eram gigantes e ocupavam salas inteiras, agora podem ser levados pra qualquer lugar e tambem acessar internet onde quer que esteja. O armazenamento de informações  eatá cada vez maior e menor, permitindo a utilização para várias funções, o computador está presente praticamente em todos os ramos profissionais.

Inclusão Digital Promovendo Inclusão Social

     Em algumas comunidades alguns onibus levam computadores para muitas comunidades que precisam, levanodo a possibilidade que muitas crianças carentes  que não tem acesso, dessa maneira possam ter ao menos um pouco de conhecimento sobre os recursos tecnologicos.
     Projetos colaborativos, por exemplo o de Marilda Behens que ministra cursos de aprendizagem colaborativa, é um site que possibilita que professores publiquem suas experiências profissionais, ocorre a troca de experiências e novas formas de aprendizagem.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Plano de aula utilizando recursos tecnologicos


A cidade e a produção dos lugares

Objetivos 
- Compreender a dinâmica dos espaços urbanos e seu significado para a vida cotidiana partindo da observação de paisagens do bairro da escola. 

Conteúdos
- Paisagens urbanas. 
- Dinâmica urbana: produção, circulação e moradia. 
- Equipamentos e serviços urbanos. 
- Setores da economia. 

Anos 
4º e 5º 

Tempo estimado 
7 aulas.  

Material necessário 
Planta do bairro da escola e mapa da cidade ou computadores com o programa Google Earth, câmara fotográfica ou celular, mural de exposição, fotografias de paisagens urbanas.
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Ao longo da primeira etapa, solicite ao aluno cego que compartilhe suas observações sobre a paisagem do bairro da escola: que dificuldades ele enfrenta para se locomover e chegar a até a escola? O que chama a atenção ao longo do percurso? Ofereça registros por escrito, em braile, a respeito da noção de paisagem e sobre a cidade ou o bairro. Os contornos das plantas da cidade e da escola devem ser feitos com cola de relevo, pedaços de barbante ou pontilhados, em braile. Pontos importantes podem ganhar preenchimentos com pedaços de tecido, algodão ou folhas secas (para localizar praças ou parques, por exemplo). Se necessário, amplie o tempo de realização de cada uma das etapas para que o aluno com deficiência visual acompanhe o desenvolvimento da sequência e conte sempre com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) para desenvolver habilidades específicas - como a leitura e a escrita no sistema braile ou o uso de softwares que permitem a navegação pela internet, como o Jauss.

Desenvolvimento
1ª etapa
Solicite aos alunos que observem a paisagem do bairro da escola, nos caminhos que percorrerem, procurando identificar aspectos relevantes do local. Eles podem citar o que notam nas características das ruas, praças, parques, pontos de comércio, serviços, indústria ou outra produção, moradias.

Para identificá-los, faça questões como: 1. O que é? 2. Onde está localizado? 3. Qual seu aspecto positivo ou o problema que se percebe em sua observação? 5. Por que ele está assim?

2ª etapa
Peça aos alunos que relatem as paisagens observadas. Indique as condições de manutenção e os benefícios/problemas que eles acarretam para o cotidiano dos que vivem no bairro.

Comente sobre a importância de saber observar as paisagens e o que ela pode revelar. Apresente explicações de elementos da produção do espaço urbano, destacando os processos de expansão, valorização e periferização. Explique a dinâmica da cidade e seus setores de atividades, destacando que o modo como os espaços são construídos e sua dinâmica está relacionado com as demandas da vida no bairro e também a requisitos da cidade e de outras cidades. Por exemplo: os modelos arquitetônicos de arranjo de praças são definidos por gestores da cidade, que padronizam o modo de "urbanizar" esses equipamentos em diversos lugares da cidade, com base em orientações tecno-científicas; os objetos vendidos no bairro são produzidos em outras partes da cidade, ou em outras partes do mundo, e pertencem a uma rede de produção.

Indique que as práticas das pessoas que vivem no bairro revelam um modo de ser do bairro, mas também se explicam por um modo de vida global predominante na atualidade. Leve, para ajudar na argumentação, fotografias de outros lugares da cidade e de outras cidades que mostrem pessoas circulando. Mostre também grupos utilizando transportes coletivos e carros; unidades residenciais de diferentes modelos arquitetônicos, espaços públicos de lazer, de saúde, casas de comércio e serviços (padarias, supermercados, lan-houses).

3ª etapa
Apresente a planta da cidade (ou localize a cidade no Google Earth) e localize, com os alunos, o bairro da escola. Explique a localização e o significado dessa localização para os alunos - trata-se de um espaço central ou periférico? Faz parte de uma área valorizada ou desvalorizada da cidade? Caracteriza-se como um bairro residencial ou de uso misto? Após a sua explicação, apresente a planta urbana do bairro da escola. Nela, trace alguns roteiros para percorrerem parte do bairro - veja de que maneira você consegue organizar essas saídas conforme a estrutura que tem na escola. Elabore a orientação do trabalho dos grupos: diga para observarem atentamente a paisagem, buscando apreender aqueles elementos destacados em sala de aula. Diga para escolherem "cenários" dessa paisagem para serem fotografados. Adapte essa situação para a sua realidade: se for viável, peça para os alunos mesmo fotografarem. Se não, faça as imagens conforme as indicações deles e registre as imagens que você acha essenciais. Para planejar o trabalho de campo com os alunos, prepare uma carta para a família de cada aluno explicando a atividade.

4ª etapa
Após o período do trabalho de campo, reúna o material fotográfico produzido. Em seguida, divida os alunos em grupos para selecionar as fotos, separando as imagens conforme os temas. 

5ª etapa
Diga aos alunos produzirem painéis unindo fotos e textos com comentários sobre o que as fotos revelam (o que se vê e o que se pode interpretar). Exponha os trabalhos em espaço da escola destinado a esse fim.

Avaliação
Debata sobre a experiência de conhecer o próprio bairro, comparando os elementos apontados na observação inicial e os apontados após a produção do painel fotográfico e as discussões em sala de aula. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Eduardo O C Chaves – O computador como tecnologia educacional


Eduardo O C Chaves – O computador como tecnologia educacional
O computador surgiu para revolucionar toda a sociedade, exigindo de todos a estarem informatizados, mesmo os que já estão precisam de cada vez mais estar atualizados, já que o computador tem ocupado cada mais espaço na sociedade praticamente em todas as áreas de trabalho. O texto propõe uma reflexão da introdução do ensino da informática nas escolas, como a escola é afetada, ainda cita as facilidades que os computadores vão trazer para a educação.
Segundo Peter Drucker a primeira renascença aconteceu por intermédio do livro que transformando a realidades de todas as classes sociais, reduzindo drasticamente o acesso à educação e reduzindo os índices de analfabetismo. A segunda renascença está acontecendo por meio do computador, afetando e transformando em várias áreas da sociedade. Dentre os usos e benefícios que o computador pode trazer e ampliar o texto cita: a aquisição de informações, organizando-as, a comunicação, o desenvolvimento de habilidades, o desenvolvimento de censo crítico e o gerenciamento da vida. Todas essas transformações nos leva a pensar como devemos tratar o ensino da informática, o quanto ainda precisamos se preparar estar para que a informação seja acessível a todos.

A TV digital e a integração das tecnologias na educação


A TV digital e a integração das tecnologias na educação
A evolução da tecnologia acontece muito mais rápido do que possamos estar atualizados. A tecnologia faz parte cada vez mais do nosso dia a dia, ocupa cada vez espaço em nossa vida, possibilitando realizar mais tarefas em menos tempo, comunicar-se utilizando vários meios e cada vez mais rápidos.
A TV digital traz consigo várias mudanças, porém ainda que não sejam rápidas e acessíveis a todos. Os profissionais que trabalham com tecnologia precisam estar em constante processo de aprendizagem, os professores precisam trabalhar com seus alunos com aulas interessantes e práticas, trazendo informações e conhecimentos úteis para seus alunos, conhecimentos que possam estar relacionados com suas realidades. A TV digital poderá oferecer aulas com mais qualidade e interação do que a internet atual, sendo possível escolher quando querem acessar as informações.

terça-feira, 13 de março de 2012


                                          Tecnologia aplicada à Educação 13/03/2012

     O dentre as situações apresentadas no vídeo evidencia que o professor precisa direcionar à práticas que fazem parte da realidade dos alunos, a capacitação  constante pode ser muito uma opção de preparação desses profissionais para a realidade que encontram nas salas de aula, auxiliando o professor a utilizar as ferramentas da tecnologia que tem na mãos com criatividade suficiente para envolver os alunos no contexto.  
     Precisamos reconhecer que o professor é um profissional muito importante para a sociedade que o professor, que ele precisa de motivação, recursos e orientações de como utiliza-los para que a falta de recursos, alunos desinteressados, falta de apoio da própria escola ou pais, salas super lotadas ao longo dos anos  não desistimule esse profissionais tão importantes e necessários.

Tecnologia aplicada à Educação - Parte 1

terça-feira, 6 de março de 2012

Tecnologia na Educação um re-pensar

Questões:


1- Discurse como deve ser a relação professor/ aluno diante das novas tecnologias?
R: O cidadão do mundo tecnologico de  explorar o desconhecido, desenvolvendo a curiosidade a criatividade sendo que a escola deve orientar nesse processo.


2-De que maneira o professor de se preparar para  um mercado de trabalho atual?
Qual é o perfil desse profissional?
R: O professor  assim como todo profissional precisa estar atualizado com o mercado de trabalho, ter curiosidade, nuca se a comodar , estar aberto para aprender explorando a criatividade.


3- Que cidadão estamos formando nesse mundo tecnologico?
R: Cidadões que saibam lidar com conflitos, relacionamento interpessoal, um professor pesquisador, que aprende busar e abrir espaços.
  
4- Qual o papel da escola neste processo?
R- É capacitar seus profissionais, para que estejam atualizados, inovar a forma de ensinar, motivar os pais a participar da escola.

5- Qual é o papel que o professor deve desempenhar neste processo?
R - O professor tem o papel de mediador.

6 - O professor intende o que é tecnologia?
R -  Pode ser até que sim, porem falta motivação, recurso financeiro e tempo disponível.

7 - Quais as dimensões que a tecnologia precisa atingir na formação de professores?
R - Em todas as dimensões, vincular a educação com as novas tecnologias, o professor deve aprender a fazer esta ponte. 

8 - Como a mudança pode ocasionar inovações na educação?
R - O professor pode utiliza-lá em varios momentos ao longo da didática da aula, usandona para sala de aula materiais tecnológicos que facilitam a aprendizagem dos seus alunos.

9- O professor sabe o que significa ensinar e aprender? E qual a relação destas com a sua prática?
R - Acreditamos que sim, esta relação esta diretamente ligada à função ser professor. Além de ensinar, ele deve ajudar o aluno a compreender e assimilar o que ele está explicando, dando assim o resultado da aprendizagem
.
Boa noite!